VALORES QUE APROXIMAM AS PESSOAS
Diná Raquel
Muitas pessoas se reúnem em
comunidades religiosas a fim de vivenciar coletivamente a fé.
As religiões ou igrejas podem ajudar as
pessoas a buscarem compreensão sobre o sentido da vida, a enfrentarem com
coragem e esperança os momentos difíceis, como a doença, a morte, bem como
celebrarem e compartilharem os momentos felizes da vida.
As religiões podem também ensinar valores
importantes, contribuindo com a humanização dos indivíduos, como por exemplo, a
aceitação fraterna das pessoas, o exercício do diálogo, da valorização da vida,
da caridade, da solidariedade, do sentimento do amor que se manifesta por meio
de atitudes de respeito e carinho para com os outros.
Praticamente todas as tradições religiosas
do mundo falam sobre estes valores éticos. Dê só uma olhada:
Cristianismo: “Tudo aquilo,
portanto, que quereis que os outros vos façam, fazei-o vós a eles.” (Mateus
7,12).
Islamismo: “Nenhum de vós
sois um fiel autêntico até devotar pelo próximo o amor que devotais a vós
mesmos.” (Maomé).
Budismo: “Não firais os
outros com o que vos fere.” (Buda).
Hinduismo: “Eis a súmula de
todo dever: não façais aos outros o que, se fosse feito a vós, vos causaria
dor.” (Mahabharata, livro sagrado hindu)
Judaísmo: “O que é odioso a
vós, não façais aos outros.” (Hillel, mestre judeu).
ATIVIDADES
1. Responda as questões abaixo:
a) Para que as pessoas se reúnem em comunidades religiosas?
b) Como as religiões e igrejas podem ajudar as pessoas?
c) Como as religiões podem contribuir com a humanização dos
indivíduos?
2. Em equipes, criem
cartazes com os ensinamentos éticos de cada religião. Cada equipe deverá criar
um cartaz de uma das religiões que o texto apresenta. Façam depois uma
exposição dos cartazes.
3. Faça uma pesquisa sobre alguns ensinamentos éticos
ensinados pela sua religião ou de uma religião ou igreja que existe em sua
comunidade. A partir dos dados da pesquisa escreva um texto e depois leia o seu
texto para os colegas.
A DIVERSIDADE RELIGIOSA NO BRASIL
Serrob
A religião ou
tradição religiosa faz parte da vida de um povo.
Cultura você já
deve saber, é o jeito ou o modo de ser de um povo. Em outras palavras, tudo o
que o povo acredita, valoriza, respeita, transmite, ensina, canta, dança e
comemora, faz parte da cultura. A cultura é um conjunto de valores materiais e
espirituais que fazem parte do modo de vida de um povo ou grupo social.
O povo brasileiro é
um povo culturalmente religioso. As manifestações dessa religiosidade estão por
toda parte: no grande número de templos e igrejas, no comércio, na mídia, nos
nomes de vilas, cidades, ruas e escolas, nas festas e feriados religiosos, nos
costumes, na fala do povo, etc.
Está ficando comum em alguns países
e no Brasil, as pessoas de diferentes religiões se reunirem para dialogar, e
juntas pensar e planejar a construção de um mundo solidário, humano e justo.
É
importante conhecer as outras religiões para respeitar e compreender as
diferenças religiosas existentes no mundo.
O conhecimento da
diversidade religiosa é um caminho que permite aos cidadãos superar os
preconceitos e o fanatismo religioso.
Conhecer para
respeitar o diferente e as diferenças é muito importante para a promoção de
culturas de paz.
ATIVIDADES
1.
Responda de acordo com o que você leu
no texto acima:
a) O que é cultura?
b) Em que podemos perceber as manifestações da religiosidade
do povo brasileiro?
c) O que está ficando cada vez mais comum em alguns países e
no Brasil?
d) Por que é importante conhecer as outras religiões?
2.
Procure em um dicionário o significado
das palavras:
a) cidadão
b) preconceito
c) fanatismo
3. Dentro do mapa
do Brasil represente com desenhos ou recortes de gravuras a diversidade
cultural religiosa existente em nosso país. Depois crie um texto descrevendo o
que você representou. Leia o texto para os colegas.
O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO
Serrob
Diálogo
inter-religioso é a busca do entendimento entre pessoas de diferentes
religiões.
A gente aprende a
dialogar dialogando.
Assim o diálogo
inter-religioso é uma possibilidade para conhecer o diferente e construir o
respeito mútuo.
Dialogar com o
outro não é discutir agressivamente, nem querer convencer o outro que a minha
religião, igreja, cultura ou ponto de vista é melhor, mas é uma atitude de
valorização do outro nas suas diferenças sem julgamento e sem preconceito.
A capacidade de
abertura ao diálogo inter-religioso é uma possibilidade de construção da paz e
da amizade entre pessoas de diferentes culturas e religiões.
ATIVIDADES
1. Responda de
acordo com o texto acima:
a) O que é
diálogo inter-religioso?
b) O
diálogo inter-religioso é uma possibilidade para quê?
c) O que
significa dialogar com o outro?
d) O
diálogo inter-religioso é uma possibilidade para construção do quê?
2. Pesquise em dicionários o significado destas
palavras:
Diálogo:
Religião:
Igreja:
3. Ilustre
com desenhos o texto acima e depois comente o que você conseguiu representar.
4. Em
equipe, criem a partir do texto uma teatralização. Vocês poderão criar
fantoches para apresentar a peça. Ensaiem e apresentem a peça para os colegas
de outras turmas.
PARA REFLETIR
Emerli Schlögl
Há pessoas que se sentem donas da verdade, por isso
tentam de todos os modos mudar o pensamento dos outros.
Foi o que aconteceu com os portugueses durante a
colonização do Brasil. Eles trouxeram para o Brasil a sua religião, e obrigaram
muitos povos indígenas e negros a abandonarem suas crenças.
Com este comportamento aconteceu e ainda acontece,
uma grande desvalorização do outro.
O desrespeito pela liberdade individual deixa marcas
profundas de amargura nos povos dominados.
Isto acontece com todos nós quando não somos ouvidos
e respeitados em nossa forma de viver e de acreditar.
Se formos obrigados a mudar, a adotar um estilo de
vida que não nos agrada para sermos mais felizes, sentimos profunda revolta e
tentamos resistir.
O mundo não precisa de mais católicos, mais budistas,
mais espíritas, mais evangélicos, mais umbandistas. O mundo precisa sim, de
católicos, evangélicos, budistas, espíritas, umbandistas que vivam a sua
religião, e que compartilhem este mundo com pessoas de outros credos,
respeitando-se mutuamente e trabalhando juntas para o bem-estar de todos.
ATIVIDADE
A
partir do texto que você leu crie acrósticos com as palavras destacadas. Depois
socialize a sua produção.
RELIGIÃO
DIÁLOGO
UMA BOA NOTÍCIA
“A boa notícia é que, bem pertinho
da capital do Brasil, numa vila de pouco mais de mil moradores chamada Área
Alfa, católicos e evangélicos dividem o mesmo templo.
No princípio, a
Capela Sagrado Coração de Jesus e Maria era só dos católicos. Os evangélicos
faziam seus cultos numa pequena casa desocupada, mas tiveram que abandoná-la.
Ficaram sem templo. Mas por pouco tempo.
Logo,
a fé dos evangélicos acabou sendo acolhida pela capela dos católicos. Há três
anos, todo domingo é assim: primeiro vem a missa, e os católicos rezam;
terminada a missa, é a hora do culto, e os evangélicos oram, no mesmo lugar
onde antes se celebrara a missa.
Mas e as imagens
dos santos católicos, que tantas manifestações de intolerância têm causado? Ah,
os evangélicos recolhem cuidadosamente as imagens do Sagrado Coração de Jesus,
Imaculada Conceição de Maria, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Rosário, guardam com todo cuidado
num quartinho, e começam o culto.
Os católicos dizem
que compartilhar o mesmo teto com os evangélicos deu um bom fruto do diálogo
religioso, e que todos são cristãos, e que o templo é de todos.
Os evangélicos
agradecem – e contam: quando os católicos têm problemas, pedem aos evangélicos
que orem por eles; e os católicos retribuem, rezando pelos evangélicos.”
(Secretaria
Especial dos Direitos Humanos. Cartilha: Diversidade religiosa e direitos
humanos, 2004, ps. 35 e 36).
ATIVIDADES
1.Crie
uma história em quadrinhos a partir da ideia do texto que você leu acima,
depois compartilhe com os colegas a sua produção.
2. Em
equipe, leia o poema e tente criar uma melodia para o mesmo. Vocês poderão
criar uma coreografia e apresentá-la para os colegas de outras turmas.
DIALOGAR
Serrob
Eu
vou dialogar
Abrir
meu coração
Contigo
conversar
Sobre
o valor da religião
Eu
vou dialogar
Aos
outros acolher
A
todos respeitar
E
com as diferenças aprender
Eu
vou dialogar
Nas
asas da liberdade
Juntos
vamos conquistar
Mais
justiça e igualdade
OS TEXTOS SAGRADOS
Emerli Schlögl
O ensinamento religioso na maioria das
vezes é transmitido para as pessoas através de textos, estes textos muitas
vezes são escritos e constituem os livros sagrados.
Outras vezes, eles são contados
verbalmente: são as histórias sagradas de transmissão oral.
Outras vezes as idéias sagradas são
desenhadas e pintadas, como por exemplo, as pinturas encontradas nas paredes
das igrejas, templos, vitrais, etc.
Existem
muitas religiões no mundo, todas elas com idéias que orientam os seus
seguidores quanto às formas de se viver em comunidade e em sintonia com o
Sagrado.
INFORMAÇÕES
COMPLEMENTARES
O Hinduísmo é uma
religião que surgiu na Índia e que se preocupa muito com o aprimoramento
espiritual das pessoas.
O Budismo também
nasceu na Índia com a experiência de Buda, e tem como preocupação principal a
compaixão por todos os seres, compaixão significa sentir piedade quando alguém
sofre algum tipo de mal e fazer o possível para ajudar.
O Judaísmo surgiu
no Oriente Médio e tem como ponto chave a justiça, isto significa viver de
forma justa não prejudicando seus companheiros e praticando a caridade.
O Taoísmo é uma
religião que começou na China. Seus seguidores buscam compreender a vida de
forma bastante profunda, percebendo qual é a essência de todas as coisas.
O Cristianismo
nasceu no Oriente Médio assim como o Judaísmo. Sofreu forte influência do
pensamento judaico, se organizou e se diferenciou desta após os ensinamentos de
Jesus Cristo. Para os cristãos o amor fraterno é fundamento de vida.
O Islamismo,
organizado por Maomé (630) também surgiu no Oriente Médio. O ponto principal
desta religião é a crença e submissão a um único Deus, Alá.
ATIVIDADES
Pesquise os símbolos das religiões citadas, anote os dados
da sua pesquisa. Depois desenhe cada símbolo em uma folha, transcreva algumas
informações obtidas através da pesquisa. Organize então um álbum do conhecimento
e depois compartilhe com os colegas e familiares.
RITOS E RITUAIS NA VIDA DAS PESSOAS
Diná Raquel D. da
Costa
Os ritos religiosos
são gestos sagrados simbólicos.
Os rituais ou
cerimônias são uma série de ritos.
Existem os rituais
litúrgicos, como a missa, o culto, as reuniões de oração ou meditação.
Por meio dos
rituais de passagem as pessoas celebram mudanças de uma fase da vida para
outra.
O batismo, o
casamento, a comemoração do nascimento de bebês, a cerimônia de iniciação dos
jovens à vida adulta, são alguns exemplos de rituais de passagem.
ATIVIDADES
1)
Faça uma pesquisa e descreva um ritual
de passagem das seguintes tradições:
Indígena:
Umbanda:
Hinduísmo:
Judaísmo:
Igreja Católica:
Igreja Evangélica:
2) Com os dados da pesquisa organize
criativamente cartazes. Cole gravuras recortadas de revistas usadas ou faça
desenhos sobre os rituais pesquisados.
LUGARES DE PEREGRINAÇÃO DO BRASIL E DO MUNDO
Borres Guilouski
Os lugares de peregrinação religiosa
são espaços sagrados onde muitas pessoas se reúnem para realizar de um modo
especial a experiência de fé ou encontro com o sagrado.
No
Brasil existem centros de peregrinação, também chamados de centros de romaria.
Alguns tiveram origem na religiosidade popular católica.
Há
também no Brasil lugares de peregrinação de outras manifestações religiosas. Um
exemplo é o Vale do Amanhecer, próximo a Brasília, criado em época mais
recente, caracteriza-se por uma intensa busca ligada à espiritualidade e atrai
pessoas vindas dos diversos estados e outros países.
Entre
muitos outros lugares sagrados de peregrinação, temos a cidade de Jerusalém na
Palestina, Meca no Oriente Médio, Roma na Itália, Benares na Índia, Lurdes na
França, Fátima em Portugal, Guadalupe no México, Lhasa no Tibete, Aparecida do
Norte e Juazeiro no Brasil.
ATIVIDADES
Em equipe, realize
uma pesquisa sobre os lugares de peregrinação citados no texto acima. Com os
resultados da pesquisa e fotos de revistas ou internet construa cartazes ou
maquetes. Depois socialize as informações fazendo uma exposição na escola.
GLOSSÁRIO DO CONHECIMENTO RELIGIOSO
Alteridade – qualidade ou
estado daquilo que é “outro”, diferente. A alteridade é também uma atitude de
reconhecimento do outro. Temos alteridade quando reconhecemos que o outro, seja
ele, uma pessoa, um grupo religioso, étnico, cultural, político, etc. tem o
direito de ser diferente, de ser outro.
Doutrina – é um
conjunto de princípios, dogmas, normas, preceitos de fé de uma determinada
religião. Ex.: a doutrina sobre céu e inferno, a Santíssima Trindade no
Cristianismo, a doutrina da reencarnação no Espiritismo e em diversas Religiões
do Oriente, etc.
Espiritualidades – são
métodos e práticas que permitem ao fiel ou adepto de uma determinada tradição
religiosa ou mística uma relação imediata com o Transcendente ou Imanente. Ex.:
oração, meditação, recitação do rosário, leitura de um texto sagrado, dança
sagrada, entoação de mantras ou cânticos de louvor, etc.
Hierarquia - é a
organização que divide as pessoas em classes, posições e as distribui em
diferentes níveis, estabelecendo funções. Ex.: babalorixá é o líder masculino,
yalorixá é o líder feminino dentro do Candomblé; O papa é líder máximo no
Catolicismo Romano, depois vêm os cardeais, arcebispos, bispos, presbíteros ou
padres, diáconos, religiosos e os leigos. Na igreja ortodoxa: patriarcas,
metropolitas, bispos, presbíteros e diáconos. Nas igrejas evangélicas são os
pastores, pastoras, presbíteros, diáconos e diaconisas, anciões, evangelistas,
etc. O pajé ou xamã e os conselheiros nas tradições indígenas.
Igreja – a palavra
igreja significa assembléia, congregação ou ajuntamento de pessoas reunidas em
torno de uma determinada crença. Igreja é a comunidade de fé. O Cristianismo é
constituído por diversas igrejas ou grupos religiosos, entre as quais
destacamos: Igreja Católica Apostólica Romana, Igrejas Ortodoxas: Grega, Síria,
Russa, Ucraniana, etc. Igrejas Protestantes ou Evangélicas que se subdividem em Igrejas
Evangélicas Tradicionais : Luterana, Presbiteriana, Metodista,
Batista, Anglicana, Congregacional, etc. e Igrejas Evangélicas Pentecostais:
Assembléia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Quadrangular, O Brasil para
Cristo, Deus é Amor, Casa da Bênção, Universal do Reino de Deus, Internacional
da Graça, etc. Existem também Igrejas e Grupos Religiosos Cristãos Paralelos à
Reforma do século XVI, como, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
(Mórmons), Testemunhas de Jeová, Ciência Cristã, etc.
Imanente - imanente em oposição ao transcendente significa dentro,
aquilo que é interior ao ser.
Religiosidade – é a
dimensão do ser humano pela qual ele experiencia o sentido divino, sagrado,
espiritual e transcendente da vida. Religiosidade é também uma atitude do ser
humano frente à vida e às coisas sagradas. Ex.: ter respeito por todas as
formas de vida, prestar socorro ou ajuda para alguém numa necessidade,
reverenciar a presença do Sagrado nas pessoas independentemente de sua crença
ou cultura, entre outros, são exemplos de atitudes religiosas e humanitárias de
quem está vivenciando a sua dimensão religiosa.
Religião – é palavra
de origem latina, derivada do termo religare, e significa ligar de novo, unir,
juntar. Religião é a religação do ser humano com o Sagrado. Entre outros
conceitos, religião é a forma concreta, visível e social de relacionamento
pessoal e comunitário do ser humano consigo mesmo, com os outros e com o
Sagrado. Religião é o “encontro do ser humano com o Sagrado”. A religião,
portanto, é a religiosidade institucionalizada e organizada em doutrinas,
ritos, rituais, textos sagrados, símbolos, espiritualidades, estrutura
hierárquica e normas éticas de conduta.
Ritos – são gestos
simbólicos sagrados. São repetitivos, isto é, são realizados da mesma forma. Os
ritos são gestos que expressam uma determina crença, geralmente fazem parte de
uma cerimônia ou ritual religioso. Ex.: batismo por imersão, unção com óleo,
mãos postas em atitude de prece, abraço da paz, etc.
Rituais – são uma
série de ritos. Os rituais ou cerimônias podem marcar uma transformação ou
passagem para um novo estado de ser. Existem diferentes rituais, com diferentes
objetivos. Ex.: rituais de passagem (casamento, início da fase adulta,
batizado, nascimento...), celebrativos (Páscoa, Natal, festa de Iemanjá na
passagem do ano, festejo indígena da colheita...), litúrgicos (missa, culto,
via sacra...).
Sagrado – Segundo o autor Mircea Eliade (1992), o sagrado implica nas
manifestações de uma ordem diferente da ordem material, segue uma lógica que
não pertence a este mundo. Eliade diferencia o sagrado do profano, consistindo
em palavras de significados opostos. Sagrado é o que está separado, o que
pertence a uma realidade distinta. De modo geral, por exemplo, tudo “o que está
dentro do templo” é considerado sagrado porque o templo é o território do
sagrado. Em algumas culturas para as pessoas religiosas, o sagrado é o que foi
separado, o que é santo, por isso não é usado no dia-a-dia; o profano é oposto
ao sagrado e é o que as pessoas podem usar para seu proveito.
Símbolos religiosos – objetos e
elementos que trazem à lembrança algo ou alguém que não está presente. Os
símbolos religiosos são linguagens que comunicam idéias sobre o Sagrado. Por
exemplo: o sol pode ser um símbolo de vida, a água um símbolo da purificação, o
fogo símbolo da transformação, os ícones e as imagens religiosas podem
representar ensinamentos, proteção, etc.
Tradição – palavra que
significa transmitir ou passar adiante. A tradição se constrói por meio da
repetição, por exemplo, determinados acontecimentos importantes para um grupo
são celebrados sempre em uma determinada ocasião ou época do ano (festas
populares, celebrações religiosas, etc.).
Tradição religiosa – termo que
designa uma determinada matriz religiosa, uma religião, por exemplo: Hinduísmo,
Budismo, Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, Candomblé, Religiões Indígenas,
etc.
Transcendente – é o que está
além da materialidade, o que ultrapassa os limites da compreensão humana, o que
é inefável, infinito, Ser Supremo ou “Deus”, como é chamado por algumas
tradições religiosas. As tradições religiosas e até mesmo cada pessoa concebe o
transcendente de formas diversas.
Textos sagrados – são
textos considerados sagrados pelo seu conteúdo e por serem, segundo algumas
religiões, inspirados divinamente. São recursos de comunicação e perpetuação de
ensinamentos sagrados e espirituais. Existem variadas formas de apresentação
dos textos sagrados: textos orais (histórias contadas), textos escritos
(escrituras sagradas ou livros sagrados), textos pictóricos (desenhos,
pinturas...).
REFERÊNCIAS
BOWKER, John. Para
entender as religiões. São Paulo, Ática, 1997.
FINE, Dorren. O
que sabemos sobre o judaísmo. São Paulo, Callis, 1998.
GANERI, Anita. O que sabemos sobre o budismo. São
Paulo, Callis, 1999.
_____O que
sabemos sobre o hinduísmo. São
Paulo, Callis, 1998. (Ver comentário sobre o volume: O que sabemos sobre o
Judaísmo?).
CARNIATO, Maria Inês & Equipe. Ensino Religioso –
2ª série, São Paulo: Paulinas, 1990.
GHAI, O P. Unidade
na diversidade – Coleção herança espiritual. Petrópolis – Vozes, 1990.
HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry; GAARDER, Justein. O livro das religiões. São Paulo, CIA
das Letras, 2000.
MARCHON, Benoit e KIEFFER, Jean-François. As grandes religiões do mundo. São
Paulo, Paulinas, 1995.
ELIADE, Mircea. O
sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
___________ . O conhecimento sagrado de todas as eras. São
Paulo: Mercúryo, 2004.
Minha professora pega o assunto e atividade desse blog,ela achou que eu nao ia descobri mais e besta kkkkk
ResponderExcluirminha professora também
Excluire os alunos se achando "muito inteligentes" ....só rindo....
ExcluirMaravilhoso gostei muito das atividades!!
ResponderExcluirObrigada!!
Parabéns!
ResponderExcluirExcelente material e ótima abordagem.
Você conseguiu fazer, de uma forma meiga e delicada, com que se possa falar de varias religiões sem ofender a nenhuma.
É nisso que eu também acredito.
Obrigada!!!
Parabéns !!gostei muito da temática e do dinamismo das atividades. muito obrigado.
ResponderExcluirpor falta de experiência e conhecimento na ´disciplina, pesquiso conteúdos e sugestões de atividades na Internet.Gostei dessas compartilhadas.
ResponderExcluirObrigada.
gostei muittto legal
ResponderExcluirEra o que eu queria. Obrigado, me ajudou e muito.
ResponderExcluirEra o que eu queria. Obrigado, me ajudou e muito.
ResponderExcluirmuito bom! Ajudou-me muito, obrigada.
ResponderExcluirQue material excelente! Vai me ajudar bastante.
ResponderExcluirObrigada!
professora Marilene Maria.
Parabéns pela iniciativa, me ajudou muito. Muita luz e sucesso.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa, me ajudou muito. Muita luz e sucesso.
ResponderExcluirParabéns professora que continui assim ensinado os outros o que e certo✔
ResponderExcluirObrigada sugestões maravilhosas, me ajudou muito a falar sobre as religiões sem ofender ninguém
ResponderExcluirMuito bom material. Parabens!! Ajudou muito.
ResponderExcluirÓtimas sugestões para minhas aulas!
ResponderExcluirObrigada
Parabéns pela iniciativa, uma ótima ajuda sem duvida.
ResponderExcluirnem li todo o trabalho, mas já achei uma maravilha.
ResponderExcluirEra o que eu procurava, me ajudou, obrigado.
ResponderExcluirobrigada pela ajuda estava precisando de conteúdos do 5º ano.
ResponderExcluirGosto muito de trabalhar com seu material, gostaria que vc me mandasse mais material sobre as matrizes: indígenas, ocidental, africana e oriental.
ResponderExcluirDesde já agradeço
Muito legal!!! Gostaria que vc postasse mais atividades>
ResponderExcluirMuito bom, adorei o conteudo... parabéns
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAtividades lindas. Parabéns seu trabalho é excelente. grata!
ResponderExcluirnossa!! fantástico o material,caiu como luva...obrigada!
ResponderExcluirAJUDOU MUITO, OBRIGADA!
ResponderExcluirNossa! Gostei muito, estou usando essas atividades para minhas aulas no quarto ano do ensino fundamental.
ResponderExcluirMUITO INTERESSANTE!
ResponderExcluir