sábado, 14 de fevereiro de 2015

OS ÍNDIOS E A CIDADANIA


            Hoje os índios já não reivindicam somente a demarcação de suas terras. Eles lutam pelo fim da exclusão social e pelo direito a uma cidadania plena. Ser cidadão é ter direitos e deveres previsto pelas leis nacionais.
            Porém, a plena cidadania dos povos indígenas ainda é uma utopia. Visto que, eles não constituem a nação brasileira e para adquirir cidadania são obrigados a perder a sua identidade, isto é, deixar de ser índio. Se olharmos por esse lado, logo percebemos que o índio é um cidadão brasileiro por naturalização.
            A verdade é que, enquanto o índio mantiver sua identidade cultural, ele pertencerá a uma nação diferente da nação brasileira, isto é, será Pataxó, Yanomami, Guarani, Nambikuára, etc., porque cada uma dessas nações tem suas normas de funcionamento estabelecidas há mais tempo que as regras que foram impostas pelos colonizadores a partir de 1500 e que acabaram sendo adotadas pela Constituição brasileira.
            O que define a cidadania é o estabelecimento de regras que devem ser obedecidas. E o indivíduo para ser considerado cidadão precisa se submeter às regras fundamentais do convívio social. Por estabelecer apenas as regras do convívio social de seu grupo, os índios acabam ficando à margem das decisões políticas, sendo, pois, ignorados pelo Estado e, sendo, na maioria das vezes, tratados como uma criança que precisa ser tutelada.

            Porém, vale salientar que esta situação está mudando, pois os povos indígenas atualmente estão bem mais organizados na luta pela demarcação de suas terras e pelo seu reconhecimento como povos indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário