sábado, 14 de fevereiro de 2015

ALGUNS SÍMBOLOS RELIGIOSOS UNIVERSAIS

Observando os fatos, podemos perceber que as mais variadas religiões, tanto pertencentes aos grupos religiosos como as que chamamos animistas ou naturais, usam os mesmos símbolos em suas cerimônias e ritos. [...]

ILUMINAR A HISTÓRIA

As pessoas da pré-história, vendo as forças dos elementos da natureza, como a água, o fogo, a terra, etc., pensavam que esses elementos eram espíritos. As cerimônias religiosas eram de veneração e oferendas a esses espíritos.
Depois, nos impérios e civilizações, as grandes religiões antigas continuaram usando os mesmos elementos em suas cerimônias em homenagem aos deuses. Muitas vezes, essas cerimônias eram violentas e causavam a morte de pessoas ou animais, que eram sacrificados.
Muitas coisas que na Antiguidade eram feitas de modo violento, hoje são conservadas, mas de modo simbólico. Por exemplo: o fogo. Nas religiões antigas faziam-se grandes fogueiras, onde eram queimadas vítimas vivas. Atualmente, a maioria das religiões usa o fogo de forma simbólica, em velas, tochas, candelabros, lâmpadas.
Ainda hoje realizamos muitos ritos que são uma herança que a humanidade recebeu dos antigos, e nem imaginamos que esses ritos são sinais de que vivemos uma religiosidade herdada da humanidade inteira.


FONTE: Revista de Ensino Religioso Diálogo. Ritos e Celebrações no contexto da vida. Maio de 2000, p. 49-51.

Nenhum comentário:

Postar um comentário