domingo, 15 de fevereiro de 2015

SUGESTÕES DE TEXTOS E ATIVIDADES DE ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO

Obs.: Professor(a), tenha o cuidado de enfatizar o fenômeno religioso (as manifestações do sagrado) em todas as atividades propostas.


EU ME RESPEITO QUANDO...

Os alunos desenharão ou colarão gravuras nos quadros.

CUIDO DA MINHA HIGIENE PESSOAL
SEI ME COMPORTAR NO AMBIENTE SOCIAL E RELIGIOSO












PENSO EM COISAS BOAS E POSITIVAS
GOSTO DE SER QUEM SOU
(AUTO-ACEITAÇÃO)








EU RESPEITO OS OUTROS

EU RESPEITO ÀS PESSOAS NAS SUAS DIFERENÇAS...


PESSOAIS
CULTURAIS






















 RELIGIOSAS




























QUE SERÁ DE MIM?

M. Sardenberg

EU SÓ TENHO ESTE MUNDO PRA MORAR PARA CRESCER
SE EU NÃO CUIDO DESTE MUNDO
ONDE É QUE EU VOU VIVER?

SE EU NÃO CUIDO DA ÁGUA
QUE SERÁ DO PEIXINHO?
O QUE SERÁ DE MIM,
QUE SERÁ DE MIM?
SE EU NÃO CUIDO DA ÁGUA
QUE SERÁ DE MIM?

SE EU NÃO CUIDO DA TERRA
QUE SERÁ DA PLANTINHA?
O QUE SERÁ DE MIM, QUE SERÁ DE MIM?
SE EU NÃO CUIDO DA TERRA
QUE SERÁ DE MIM?

SE EU NÃO CUIDO DO AR
QUE SERÁ DA AVEZINHA?
O QUE SERÁ DE MIM, QUE SERÁ DE MIM?
SE EU NÃO CUIDO DO AR
QUE SERÁ DE MIM?

PRESERVAR A NATUREZA
É RECONHECER O VALOR DA MESMA
PRESERVAR A NATUREZA
É RETRIBUIR O AMOR DE DEUS

CD:Tra-la-lá – Paulinas - COMEP

ATIVIDADES

1) Cantar a canção acompanhada de coreografias. Depois orientar um momento de reflexão sobre o conteúdo da mesma.

2) Distribuir cinco cartolinas ou pedaços de papel bobina, canetinhas e giz de cera. Organizar os alunos em equipes. Transcrever uma estrofe da canção em cada cartolina e propor que os alunos criem desenhos ilustrativos para cada estrofe.

3) Fazer uma exposição dos trabalhos dos alunos na escola.


A NATUREZA

Serrob

         A NATUREZA É TUDO O QUE EXISTE:
PESSOAS E ANIMAIS
ÁRVORES, FLORES E TODO TIPO DE PLANTAS
TERRA, PEDRAS E MONTANHAS
AR E NUVENS
ESTRELAS, LUA E SOL
MAR, RIOS E LAGOS
E MUITAS OUTRAS COISAS MAIS      
         A NATUREZA É SAGRADA
DELA DEPENDE A VIDA DE TODOS OS SERES
DEVEMOS RESPEITAR E PRESERVAR A NATUREZA 
ESSE É UM ENSINAMENTO IMPORTANTE
PARA MUITAS RELIGIÕES.
         EU E VOCÊ FAZEMOS PARTE DA NATUREZA
E TEMOS O DEVER DE RESPEITÁ-LA


ATIVIDADES

Professor(a), você pode utilizar outros recursos disponíveis na escola como carimbos e gravuras de revistas usadas para estas atividades.
                             
              
1) Em equipe pedir aos alunos que façam desenhos em cartolinas ou papel bobina de pessoas de diferentes religiões realizando juntas, ações de respeito e preservação da natureza. Com auxílio do professor(a) escreva uma frase sobre o desenho. Organizem uma exposição dos trabalhos na escola.

Obs.: Pedir aos alunos que tragam citações de textos sagrados que falem sobre a natureza para serem incluídos nos cartazes.


AS RELIGIÕES


NO MUNDO EXISTEM DIFERENTES RELIGIÕES:
HINDUÍSMO
BUDISMO
TAOÍSMO
XINTOÍSMO
JUDAÍSMO
CRISTIANISMO
ISLAMISMO
RELIGIÕES INDÍGENAS
RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS...
É NA RELIGIÃO QUE MUITAS PESSOAS BUSCAM
ENSINAMENTOS PARA  TER UMA VIDA MAIS FELIZ.

ATIVIDADES

Faça desenhos ou recorte gravuras e cole-as, ilustrando os ensinamentos de algumas religiões.


RELIGIÕES INDÍGENAS:
RESPEITAR A NATUREZA QUE É SAGRADA








BUDISMO:
TER COMPAIXÃO POR TODOS OS SERES







Obs.: Professor oriente a leitura do texto que segue e faça uma reflexão sobre o conteúdo do mesmo.


CONVIVENDO COM PESSOAS
DE DIFERENTES RELIGIÕES


            AS PESSOAS DE TODAS AS RELIGIÕES
DEVEM SER TRATADAS COM RESPEITO E ATENÇÃO.
            RESPEITAR OS OUTROS SIGNIFICA:
·         VIVER SEM BRIGAS, CULTIVAR SEMPRE A PAZ.
·         NÃO FAZER AOS OUTROS O QUE NÃO QUEREMOS QUE OS OUTROS NOS FAÇAM.
·         AJUDAR OS OUTROS E ACEITAR A AJUDA DELES.
·         DIALOGAR COM AS PESSOAS.
·         PROCURAR SER SOLIDÁRIO, PRINCIPALMENTE COM AQUELES QUE MAIS PRECISAM DE NOSSA AJUDA.


ATIVIDADES

1) Trace um grande círculo sobre uma cartolina ou pedaço de papel bobina, e dentro dele faça um desenho representando a PAZ entre pessoas de diferentes religiões. Com a ajuda de seu professor ou professora escreva uma bonita frase sobre o desenho. Exponha o seu cartaz na escola para socializar sua produção.


2) Copie  a canção que segue em seu caderno e depois cante com os colegas; celebre a vida e a natureza com seus amigos.


 UM MUNDO MELHOR

(Domínio público)
PARA SER FELIZ É PRECISO VER
ESTE CÉU AZUL NA IMENSIDÃO
É FAZER DAS TRISTEZAS
ESTRELAS A MAIS
E DO PRANTO UMA CANÇÃO

HÁ UM MUNDO BEM MELHOR
TODO FEITO PRÁ VOCÊ
É UM MUNDO PEQUENINO
QUE A TERNURA FEZ



3) Oriente professor(a) leituras do texto e converse com os alunos sobre o conteúdo do mesmo. Transcreva cada frase em cartolinas ou pedaços de papel bobina e proponha que os alunos em equipes ilustrem-nas com desenhos. Faça uma exposição dos cartazes na escola.


PODEMOS CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR

·         SABENDO COMPORTAR-SE NAS BRINCADEIRAS
·         FAZENDO COM CAPRICHO AS LIÇÕES
·         GOSTANDO DE ESTUDAR
·         AJUDANDO OS OUTROS
·         SENDO AMIGO VERDADEIRO
·         RESPEITANDO TODAS AS PESSOAS
·         TRATANDO E CUIDANDO COM CARINHO DOS ANIMAIS
·         VALORIZANDO A VIDA DE TODOS OS SERES
·         PRESERVANDO E RESPEITANDO A NATUREZA
·         MANTENDO SEMPRE LIMPO O MEIO AMBIENTE
SÃO ALGUMAS ATITUDES IMPORTANTES QUE DEVEMOS PRATICAR, PORQUE CONTRIBUEM NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR.

4) Desenhe ou cole uma gravura e  depois escreva um texto com a ajuda do professor(a).

4) Faça dois desenhos no seu caderno mostrando o que algumas religiões ensinam e que você pode fazer para contribuir na construção de um mundo melhor.


RELIGIÕES OU IGREJAS PRESENTES NA MINHA FAMÍLIA E NA SALA DE AULA

Serrob

         AS PESSOAS SEGUEM DIFERENTES RELIGIÕES OU IGREJAS.
            HÁ FAMÍLIAS NAS QUAIS AS PESSOAS PARTICIPAM DE UMA ÚNICA RELIGIÃO E HÁ TAMBÉM FAMILIAS CUJOS MEMBROS PODEM PARTICIPAR DE RELIGIÕES OU IGREJAS DIFERENTES.
            NA SALA DE AULA TAMBÉM PODEM EXISTIR COLEGAS QUE SEGUEM RELIGIÕES OU IGREJAS DIFERENTES.
            A ESSA VARIEDADE DE CRENÇAS RELIGIOSAS, CHAMAMOS DE DIVERSIDADE RELIGIOSA.
            DEVEMOS RESPEITAR O DIREITO QUE AS PESSOAS TÊM DE ESCOLHER UMA RELIGIÃO OU IGREJA PARA SEGUIR.
          

ATIVIDADES

            1) Faça um desenho representando a religião ou igreja de sua família. Embaixo escreva o nome da religião ou igreja.

2) Represente com desenhos algumas práticas das religiões ou igrejas que você participa ou conhece. Com a ajuda do professor ou professora escreva frases sobre os desenhos.

3) Leia professor com os alunos a frase a seguir, e explique que ela representa um importante ensinamento religioso, explique que a partir da prática do amor pelas pessoas, podemos construir um mundo mais humano e solidário.  Comente que o próximo são todas as pessoas com as quais convivemos: familiares, amigos, colegas, conhecidos e desconhecidos. Proponha que os alunos copiem a frase em seus cadernos e ilustrem com desenhos.


AME AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO.



Professor (a) ensine os alunos a declamar a poesia “A mulher, o que é?”. Você poderá também musicalizar a poesia e ensinar os alunos a cantar.


A MULHER, O QUE É?
Diná Raquel Daudt da Costa

Seja branca, amarela, vermelha ou negra
Seja alta, baixinha, gorda ou magrinha
Pra você mulher forte e garbosa
Pra você que é toda formosa
Meu abraço e esta flor mui cheirosa.



Hoje nós vamos cantar
Uma canção de amor
Vamos reverenciar
A mulher e seu valor

Mulher é um ser divinal
Que o Criador inventou
Por isso nós vamos cantar
Esta canção de amor


ATIVIDADES

1) Em sua comunidade religiosa que tarefas as mulheres realizam:

(  ) PASTORA 
(  ) DIACONISA
(  ) IALORIXÁ
(  ) FREIRA
(  ) RABINA
(  ) MONJA
(  ) PRFESSORA DA ESCOLA BÍBLICA
(  ) XAMÃ
(  ) CATEQUISTA
(  ) OUTRA ________________________________

2)  Agora represente com desenhos o que estas mulheres que você marcou realizam nas comunidades religiosas.

3) Desenhe as mulheres que você considera mais importantes e escreva o nome e uma frase sobre elas.











5 comentários:

  1. ÓTIMOS PLANOS DE AULA. MUITO OBRIGADA, NUNCA TRABALHEI ENSINO RELIGIOSO E ACHEI MUITO BACANA, ESSENCIAL E FUNDAMENTAL ESTES TEMAS PARA AS AULAS, ASSIM COMO PARA A VIDA.

    ResponderExcluir