Obs.: Professor(a), tenha o cuidado de enfatizar o
fenômeno religioso (as manifestações do sagrado) em todas as atividades
propostas.
EU ME RESPEITO QUANDO...
Os alunos desenharão ou colarão
gravuras nos quadros.
CUIDO
DA MINHA HIGIENE PESSOAL
|
SEI
ME COMPORTAR NO AMBIENTE SOCIAL E RELIGIOSO
|
|
|
PENSO
|
GOSTO
DE SER QUEM SOU
(AUTO-ACEITAÇÃO)
|
|
|
EU RESPEITO OS OUTROS
EU RESPEITO ÀS PESSOAS NAS SUAS
DIFERENÇAS...
PESSOAIS
|
CULTURAIS
|
|
|
RELIGIOSAS
|
|
QUE SERÁ DE MIM?
M. Sardenberg
EU SÓ TENHO ESTE MUNDO PRA MORAR PARA CRESCER
SE EU NÃO CUIDO DESTE MUNDO
ONDE É QUE EU VOU VIVER?
SE EU NÃO CUIDO DA ÁGUA
QUE SERÁ DO PEIXINHO?
O QUE SERÁ DE MIM,
QUE SERÁ DE MIM?
SE EU NÃO CUIDO DA ÁGUA
QUE SERÁ DE MIM?
SE EU NÃO CUIDO DA TERRA
QUE SERÁ DA PLANTINHA?
O QUE SERÁ DE MIM, QUE SERÁ DE MIM?
SE EU NÃO CUIDO DA TERRA
QUE SERÁ DE MIM?
SE EU NÃO CUIDO DO AR
QUE SERÁ DA AVEZINHA?
O QUE SERÁ DE MIM, QUE SERÁ DE MIM?
SE EU NÃO CUIDO DO AR
QUE SERÁ DE MIM?
PRESERVAR A NATUREZA
É RECONHECER O VALOR DA MESMA
PRESERVAR A NATUREZA
É RETRIBUIR O AMOR DE DEUS
CD:Tra-la-lá – Paulinas - COMEP
ATIVIDADES
1)
Cantar a canção acompanhada de coreografias. Depois orientar um momento de
reflexão sobre o conteúdo da mesma.
2)
Distribuir cinco cartolinas ou pedaços de papel bobina, canetinhas e giz de
cera. Organizar os alunos em equipes. Transcrever uma estrofe da canção em
cada cartolina e propor que os alunos criem desenhos ilustrativos para cada
estrofe.
3)
Fazer uma exposição dos trabalhos dos alunos na escola.
A NATUREZA
Serrob
A
NATUREZA É TUDO O QUE EXISTE:
PESSOAS E ANIMAIS
ÁRVORES, FLORES E TODO TIPO
DE PLANTAS
TERRA, PEDRAS E MONTANHAS
AR E NUVENS
ESTRELAS, LUA E SOL
MAR, RIOS E LAGOS
E MUITAS OUTRAS COISAS MAIS
A
NATUREZA É SAGRADA
DELA DEPENDE A VIDA DE TODOS
OS SERES
DEVEMOS RESPEITAR E PRESERVAR
A NATUREZA
ESSE É UM ENSINAMENTO
IMPORTANTE
PARA MUITAS RELIGIÕES.
EU E
VOCÊ FAZEMOS PARTE DA NATUREZA
E TEMOS O DEVER DE
RESPEITÁ-LA
ATIVIDADES
Professor(a),
você pode utilizar outros recursos disponíveis na escola como carimbos e
gravuras de revistas usadas para estas atividades.
1) Em equipe pedir aos alunos que
façam desenhos em cartolinas ou papel bobina de pessoas de diferentes religiões
realizando juntas, ações de respeito e preservação da natureza. Com auxílio do
professor(a) escreva uma frase sobre o desenho. Organizem uma exposição dos
trabalhos na escola.
Obs.: Pedir aos
alunos que tragam citações de textos sagrados que falem sobre a natureza para
serem incluídos nos cartazes.
AS RELIGIÕES
NO
MUNDO EXISTEM DIFERENTES RELIGIÕES:
HINDUÍSMO
BUDISMO
TAOÍSMO
XINTOÍSMO
JUDAÍSMO
CRISTIANISMO
ISLAMISMO
RELIGIÕES
INDÍGENAS
RELIGIÕES
AFRO-BRASILEIRAS...
É
NA RELIGIÃO QUE MUITAS PESSOAS BUSCAM
ENSINAMENTOS
PARA TER UMA VIDA MAIS FELIZ.
ATIVIDADES
Faça desenhos ou recorte gravuras e
cole-as, ilustrando os ensinamentos de algumas religiões.
RELIGIÕES INDÍGENAS:
RESPEITAR A NATUREZA QUE É
SAGRADA
|
BUDISMO:
TER COMPAIXÃO POR TODOS OS SERES
|
Obs.: Professor oriente a leitura
do texto que segue e faça uma reflexão sobre o conteúdo do mesmo.
CONVIVENDO COM
PESSOAS
DE DIFERENTES
RELIGIÕES
AS PESSOAS DE TODAS AS RELIGIÕES
DEVEM SER TRATADAS COM RESPEITO E ATENÇÃO.
RESPEITAR OS OUTROS SIGNIFICA:
·
VIVER SEM BRIGAS, CULTIVAR SEMPRE A
PAZ.
·
NÃO FAZER AOS OUTROS O QUE NÃO
QUEREMOS QUE OS OUTROS NOS FAÇAM.
·
AJUDAR OS OUTROS E ACEITAR A AJUDA
DELES.
·
DIALOGAR COM AS PESSOAS.
·
PROCURAR SER SOLIDÁRIO,
PRINCIPALMENTE COM AQUELES QUE MAIS PRECISAM DE NOSSA AJUDA.
ATIVIDADES
1)
Trace um grande círculo sobre uma cartolina ou pedaço de papel bobina, e dentro
dele faça um desenho representando a PAZ entre pessoas de diferentes religiões.
Com a ajuda de seu professor ou professora escreva uma bonita frase sobre o
desenho. Exponha o seu cartaz na escola para socializar sua produção.
2)
Copie a canção que segue em seu caderno
e depois cante com os colegas; celebre a vida e a natureza com seus amigos.
UM MUNDO MELHOR
(Domínio público)
PARA SER FELIZ É PRECISO VER
ESTE CÉU AZUL NA IMENSIDÃO
É FAZER DAS TRISTEZAS
ESTRELAS A MAIS
E DO PRANTO UMA CANÇÃO
HÁ UM MUNDO BEM MELHOR
TODO FEITO PRÁ VOCÊ
É UM MUNDO PEQUENINO
QUE A TERNURA FEZ
3) Oriente
professor(a) leituras do texto e converse com os alunos sobre o conteúdo do
mesmo. Transcreva cada frase em cartolinas ou pedaços de papel bobina e
proponha que os alunos em equipes ilustrem-nas com desenhos. Faça uma exposição
dos cartazes na escola.
PODEMOS CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR
·
SABENDO COMPORTAR-SE NAS
BRINCADEIRAS
·
FAZENDO COM CAPRICHO AS LIÇÕES
·
GOSTANDO DE ESTUDAR
·
AJUDANDO OS OUTROS
·
SENDO AMIGO VERDADEIRO
·
RESPEITANDO TODAS AS PESSOAS
·
TRATANDO E CUIDANDO COM CARINHO DOS
ANIMAIS
·
VALORIZANDO A VIDA DE TODOS OS
SERES
·
PRESERVANDO E RESPEITANDO A
NATUREZA
·
MANTENDO SEMPRE LIMPO O MEIO
AMBIENTE
SÃO ALGUMAS ATITUDES IMPORTANTES QUE DEVEMOS PRATICAR,
PORQUE CONTRIBUEM NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR.
4) Desenhe ou cole uma gravura e depois escreva um texto com a ajuda do professor(a).
4) Faça dois desenhos no seu
caderno mostrando o que algumas religiões ensinam e que você pode fazer para
contribuir na construção de um mundo melhor.
RELIGIÕES OU
IGREJAS PRESENTES NA MINHA FAMÍLIA E NA SALA DE AULA
Serrob
AS PESSOAS SEGUEM
DIFERENTES RELIGIÕES OU IGREJAS.
HÁ
FAMÍLIAS NAS QUAIS AS PESSOAS PARTICIPAM DE UMA ÚNICA RELIGIÃO E HÁ TAMBÉM
FAMILIAS CUJOS MEMBROS PODEM PARTICIPAR DE RELIGIÕES OU IGREJAS DIFERENTES.
NA
SALA DE AULA TAMBÉM PODEM EXISTIR COLEGAS QUE SEGUEM RELIGIÕES OU IGREJAS
DIFERENTES.
A
ESSA VARIEDADE DE CRENÇAS RELIGIOSAS, CHAMAMOS DE DIVERSIDADE RELIGIOSA.
DEVEMOS
RESPEITAR O DIREITO QUE AS PESSOAS TÊM DE ESCOLHER UMA RELIGIÃO OU IGREJA PARA
SEGUIR.
ATIVIDADES
1)
Faça um desenho representando a religião ou igreja de sua família. Embaixo
escreva o nome da religião ou igreja.
2) Represente com desenhos algumas práticas das religiões ou
igrejas que você participa ou conhece. Com a ajuda do professor ou professora
escreva frases sobre os desenhos.
3) Leia professor com os alunos a frase a seguir, e explique
que ela representa um importante ensinamento religioso, explique que a partir
da prática do amor pelas pessoas, podemos construir um mundo mais humano e
solidário. Comente que o próximo são
todas as pessoas com as quais convivemos: familiares, amigos, colegas,
conhecidos e desconhecidos. Proponha que os alunos copiem a frase em seus
cadernos e ilustrem com desenhos.
AME
AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO.
Professor (a) ensine os alunos a declamar a poesia “A mulher, o que é?”. Você poderá também
musicalizar a poesia e ensinar os alunos a cantar.
A MULHER, O QUE É?
Diná Raquel Daudt da Costa
Seja branca,
amarela, vermelha ou negra
Seja alta,
baixinha, gorda ou magrinha
Pra você mulher
forte e garbosa
Pra você que é toda
formosa
Meu abraço e esta
flor mui cheirosa.
|
Hoje nós vamos
cantar
Uma canção de amor
Vamos reverenciar
A mulher e seu valor
Mulher é um ser
divinal
Que o Criador inventou
Por isso nós vamos cantar
Esta canção de amor
|
ATIVIDADES
1) Em
sua comunidade religiosa que tarefas as mulheres realizam:
( ) PASTORA
( ) DIACONISA
( ) IALORIXÁ
( ) FREIRA
( ) RABINA
( ) MONJA
( ) PRFESSORA DA ESCOLA BÍBLICA
( ) XAMÃ
( ) CATEQUISTA
( ) OUTRA ________________________________
2) Agora represente com desenhos o que estas
mulheres que você marcou realizam nas comunidades religiosas.
3) Desenhe
as mulheres que você considera mais importantes e escreva o nome e uma frase
sobre elas.
ÓTIMOS PLANOS DE AULA. MUITO OBRIGADA, NUNCA TRABALHEI ENSINO RELIGIOSO E ACHEI MUITO BACANA, ESSENCIAL E FUNDAMENTAL ESTES TEMAS PARA AS AULAS, ASSIM COMO PARA A VIDA.
ResponderExcluirMuito bom... Textos maravilhosos!!
ResponderExcluirMuito bom... Textos maravilhosos!!
ResponderExcluiramei as atividades...Obrigada!
ResponderExcluirmuito bom... Usarei alguns textos.
ResponderExcluir