domingo, 15 de fevereiro de 2015

SUGESTÕES DE TEXTOS E ATIVIDADES DE ENSINO RELIGIOSO - 2º ANO


EU E OS OUTROS SOMOS NÓS

Serrob

       CADA SER HUMANO TEM A SUA HISTÓRIA DE VIDA.
         A HISTÓRIA DE CADA UM É UMA HISTÓRIA DIFERENTE.
EU SOU EU. TENHO A MINHA HISTÓRIA DE VIDA E VOCÊ É VOCÊ E TEM A SUA.
CONVIVEMOS COM OS NOSSOS FAMILIARES, AMIGOS, COLEGAS E COM MUITAS OUTRAS PESSOAS. ASSIM, CADA UM DE NÓS ESTÁ CONSTRUINDO A SUA HISTÓRIA DE VIDA.
NA FAMÍLIA, NA ESCOLA, NA COMUNIDADE RELIGIOSA EU, VOCÊ E AS OUTRAS PESSOAS SOMOS NÓS.
NÓS FORMAMOS GRUPOS DE PESSOAS QUE CONVIVEM JUNTAS.
ISTO É VIVER EM COMUNIDADE.

ATIVIDADES

1) Desenhe a história de sua vida em forma de história em quadrinhos. Represente nela alguns acontecimentos religioso s.  Depois socialize-a para os colegas.

2) Faça um cartaz representando a comunidade religiosa que você frequenta ou uma que você conhece. Depois comente o seu desenho com os colegas e faça uma exposição do mesmo na escola.

3) Desenhe em seu caderno a sua família, os colegas que formam a sua sala de aula, desenhe também a sua comunidade religiosa ou uma que você conhece. Escreva frases sobre os desenhos.



CONVIVER COM OS OUTROS

Serrob

TEMOS NECESSIDADE DE CONVIVER COM OS OUTROS.
PODEMOS SER CRIANÇA, JOVEM, ADULTO E IDOSO.
PODEMOS SER DE ORIGEM INDÍGENA, AFRICANA, ASIÁTICA E EUROPÉIA.
PODEMOS SEGUIR OU NÃO UMA RELIGIÃO, IGREJA OU FILOSOFIA DE VIDA.
TODOS NÓS, NÃO IMPORTA A ETNIA, A RELIGIÃO OU O GRUPO QUE PERTENCEMOS, FORMAMOS UMA ÚNICA RAÇA, A RAÇA HUMANA OU A HUMANIDADE.
CADA UM TEM O DIREITO DE SER FELIZ E DE SER TRATADO COM RESPEITO, MAS TEM TAMBÉM O DEVER DE RESPEITAR OS OUTROS NAS SUAS DIFERENÇAS.
APRENDER A CONVIVER COM RESPEITO É A BASE DE TODO RELACIONAMENTO HUMANO.

ATIVIDADES

            1) Em seu caderno, desenhe ou cole gravuras recortadas de pessoas de origem indígena, africana, européia e asiática. Escreva uma frase sobre cada desenho.

            2) Faça uma lista de nomes de religiões e igrejas que você conhece.

            3) Em equipe, copie o texto acima em uma cartolina ilustrando com desenhos cada parágrafo. Cada equipe ilustrará um parágrafo. Façam uma exposição dos cartazes.

            4) Cole gravuras em seu caderno de crianças, jovens, adultos e  pessoas idosas. Escreva frases sobre as gravuras.

            5) Desenhe pessoas de diferentes religiões juntas celebrando a vida e praticando o bem. Com a orientação de seu professor ou professora escreva um texto sobre o seu desenho.


A RIQUEZA DAS DIFERENÇAS

 Serrob

CADA PESSOA É ÚNICA NO UNIVERSO 
CADA UM TEM UM ROSTO
UM JEITO PRÓPRIO DE SER
DE SE EXPRESSAR
DE FALAR
DE PENSAR
E SONHAR
DE ACREDITAR E DE VIVER A VIDA
BONITO E INTELIGENTE
É SABER RESPEITAR AS DIFERENÇAS
PORQUE AS DIFERENÇAS DE CADA PESSOA
TORNAM A VIDA RICA
CRIATIVA E INTERESSANTE
AS NOSSAS DIFERENÇAS
PESSOAIS, CULTURAIS E RELIGIOSAS
SÃO RIQUEZAS
E DEVEM SER RESPEITADAS.

ATIVIDADES


            1) Em equipe, crie cartazes com desenhos ou recortes de gravuras, inspirando-se na mensagem do texto “A riqueza das diferenças”. Faça uma exposição dos cartazes na escola.
           
            2) Desenhe ou cole gravuras com exemplos de diferenças pessoais, culturais e religiosas e escreva frases sobre as gravuras.

3) Com a ajuda de sua professora ou professor crie um texto descrevendo a beleza das diferenças nas pessoas com as quais você convive. Depois, ilustre com desenhos o texto.

A RELIGIÃO NA VIDA DAS PESSOAS

Serrob

PARA MUITAS PESSOAS
PARTICIPAR DE UMA RELIGIÃO
É MUITO IMPORTANTE
PORQUE É NA RELIGIÃO
QUE AS PESSOAS BUSCAM APOIO
PARA CONQUISTAR UMA VIDA
MAIS FELIZ.

EM MUITAS COMUNIDADES RELIGIOSAS
AS PESSOAS JUNTAS BUSCAM
VIVENCIAR A FÉ
CELEBRAR A VIDA
CULTIVAR A PAZ
PRATICAR A CARIDADE.

GERALMENTE
EM UMA COMUNIDADE RELIGIOASA
AS PESSOAS COMPARTILHAM
AS MESMAS CRENÇAS
SEGUEM OS MESMOS ENSINAMENTOS
E BUSCAM CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR.

ATIVIDADES

1) Copie do texto acima o que as pessoas numa comunidade religiosa buscam juntas.

2) Você participa de uma comunidade religiosa ou conhece pessoas que participam? Então desenhe uma prática religiosa dessa comunidade. Depois descreva o que você desenhou.



 RELIGIÃO

Diná Raquel D. da Costa
Emerli Schlögl
       RELIGIÃO DEPENDE DE CADA UM
É A CRENÇA
É A FÉ
É O AMOR
QUE AS PESSOAS CULTIVAM
NAS SUAS CASAS
IGREJAS
TEMPLOS
E EM CONTATO COM A NATUREZA
BOA É TODA RELIGIÃO
QUE ENSINA O RESPEITO E AMOR
POR TODOS OS SERES.

ATIVIDADES

          1) Represente com desenhos pessoas vivenciando a sua religião na natureza, num templo, em sua casa e numa igreja. Depois escreva frases sobre os desenhos.

          2) Crie uma história em quadrinhos onde pessoas de diferentes religiões estão praticando a solidariedade.



TRADIÇÕES RELIGIOSAS DE NOSSA COMUNIDADE

Serrob
AS RELIGIÕES OU TRADIÇÕES RELIGIOSAS
SÃO GRANDES GRUPOS DE PESSOAS
QUE COMPARTILHAM A MESMA CRENÇA.
EM NOSSA COMUNIDADE
EXISTEM MUITAS RELIGIÕES E IGREJAS
NO BRASIL E NO MUNDO
EXISTEM DIFERENTES RELIGIÕES TAIS COMO:
RELIGIÕES INDÍGENAS
RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS
HINDUÍSMO
BUDISMO
JUDAÍSMO
CRISTIANISMO
ISLAMISMO
ESPIRITISMO
FÉ BAHÁ’Í E MUITAS OUTRAS MAIS.
POR MEIO DA RELIGIÃO
AS PESSOAS BUSCAM VIVENCIAR O SAGRADO.


ATIVIDADES

1) Copie do texto os nomes das religiões.

2) Desenhe pessoas vivenciando um momento sagrado em sua religião. Depois descreva o que você desenhou e socialize com os colegas.


3) Que tal montar um jogo de dominó com os nomes das tradições religiosas que aparecem no texto? É bem legal e você pode jogar com seus colegas.


O QUE SÃO SÍMBOLOS RELIGIOSOS?

Diná Raquel D. da Costa

         OS SÍMBOLOS RELIGIOSOS SÃO LINGUAGENS QUE COMUNICAM IDÉIAS SOBRE O SAGRADO.
EXISTEM MUITOS SÍMBOLOS RELIGIOSOS E PODEM TER SIGNIFICADOS DIFERENTES.
YO CORAÇÃO PODE SER SÍMBOLO DO AMOR.
ÿA POMBA O SÍMBOLO DA PAZ.
ZAS FLORES PODEM SIMBOLIZAR A GRATIDÃO.
% O SINO PODE SIMBOLIZAR ADORAÇÃO E O CHAMADO À ORAÇÃO.
'A VELA PODE REPRESENTAR A FÉ E A LUZ DA VIDA.

ATIVIDADES

            1) Desenhe em seu caderno cinco símbolos não religiosos e cinco símbolos religiosos. Depois descreva o significado destes símbolos.

2) Organize com os colegas uma exposição de símbolos religiosos em sua escola. Antes, porém, com a ajuda de sua professora ou professor, escreva legendas explicativas sobre cada símbolo. Convide os colegas de outras turmas para conhecer os significados de cada símbolo.
           
           

 SÍMBOLOS RELIGIOSOS NA VIDA DAS PESSOAS

                                                                                                     Emerli Schlögl

VOCÊ JÁ REPAROU COMO EXISTEM PESSOAS QUE CARREGAM OU USAM OBJETOS COMO SE ELES FOSSEM MUITO ESPECIAIS?
UMA FOTO
UM ROSÁRIO
UMA ORAÇÃO ESCRITA
UM SALMO DA BÍBLIA
UMA MEDALHA
UMA FITINHA, ETC.
SE VOCÊ PERGUNTAR PARA ESTAS PESSOAS O QUE SIGNIFICA CADA UM DESSES OBJETOS, ELAS PODERÃO LHE CONTAR HISTÓRIAS DE SUAS VIDAS E DE COMO ESSES OBJETOS LHES TOCARAM O CORAÇÃO. E COMO AS PROTEGEM, SERVEM DE ALÍVIO, CONSOLO OU TRANSMITEM PAZ.
CADA RELIGIÃO POSSUI SÍMBOLOS PARA REPRESENTÁ-LA.

VEJA ALGUNS EXEMPLOS:
YVZR]
A ESTRELA DE SEIS PONTAS É UM SÍMBOLO DE SABEDORIA E PROTEÇÃO PARA OS SEGUIDORES DO JUDAÍSMO.
A CRUZ É SÍMBOLO DE SALVAÇÃO PARA MUITOS CRISTÃOS.
A LUA CRESCENTE É UM SÍMBOLO DO ISLAMISMO.
O SOL REPRESENTA O PODER DA VIDA PARA AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS NATIVAS COMO AS INDÍGENAS.
A RODA COM OITO RAIOS É UM SÍMBOLO DO BUDISMO E REPRESENTA OS ENSINAMENTOS DE BUDA.

ATIVIDADES

1) Você conhece alguns símbolos religiosos? Desenhe-os em seu caderno e escreva o nome deles. Depois, comente seu significado com os colegas.

2) Circule os símbolos religiosos e escreva o nome deles.

 A   U 
 O QUE SÃO ESPAÇOS SAGRADOS?
Serrob
       

ESPAÇOS SAGRADOS SÃO LUGARES ONDE AS PESSOAS VIVENCIAM A SUA FÉ E REALIZAM A EXPERIÊNCIA DE CONTATO COM O SAGRADO.
SÃO ALGUNS ESPAÇOS SAGRADOS:
·         OS TEMPLOS OU IGREJAS DOS EVANGÉLICOS
·         A IGREJA, A CAPELA, O SANTUÁRIO, A CATEDRAL DOS CATÓLICOS E ORTODOXOS
·         A SINAGOGA DO JUDAÍSMO
·         O CENTRO ESPÍRITA
·         A MESQUITA DO ISLAMISMO
·         O SALÃO DO REINO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ.
·         A CASA DE REZA EM ALGUMAS ALDEIAS INDÍGENAS
·         O TERREIRO DO CANDOMBLÉ
·         O CENTRO DA UMBANDA

ATIVIDADES

1) Que espaços sagrados existem no lugar onde você mora? Desenhe alguns deles, escreva os nomes das religiões ou igrejas a que pertencem.

    
                                    
2) Confeccione cartazes com recortes de gravuras, com fotos ou com desenhos feitos por você mesmo sobre diferentes espaços sagrados. Não se esqueça de escrever as legendas explicativas de cada gravura, foto ou desenho. Exponha os cartazes na escola socializando o conhecimento.














         






















6 comentários: