sábado, 14 de fevereiro de 2015

COMO EXPLICAR O HINDUÍSMO

Não é fácil dar uma ideia do Hinduísmo, pois não se trata de uma igreja como as igrejas ocidentais, como instituições centralizadas e princípios fixos nos quais oficialmente os adeptos devem acreditar. Hinduísmo é uma religião bastante livre e, por isso, tem várias faces. Tem uma face popular e uma face intelectualizada; uma face politeísta, uma face monoteísta e outra ainda panteísta.
O povo cultua muitos deuses masculinos e femininos; alguns hindus têm um Deus pessoal, o Senhor de todas as coisas; outros acham que Deus é todas as coisas (é o que chama panteísmo) e não um ser pessoal. Há até correntes hindus que não acreditam em Deus. Muitos hindus, no entanto, acreditam num só Deus que é uma trindade: Brahma, o criador; Vishnu, o protetor e conservador; Shiva, o destruidor.
O que pode, então haver de comum entre todos os hindus? A ideia de transmigração das almas (mais conhecida como reencarnação) e a função da religião de libertar as almas da matéria. Todos os hindus acreditam que morremos e renascemos muitas vezes, mas que devemos nos esforçar para não ter de reencarnar mais e para nos libertar totalmente do corpo. Essa libertação final chama-se moksha.

Um comentário: