Proposta de seminário para 8º e 9º anos
OBS: Os temas são transversais e foram escolhidos pelos próprios alunos, portanto, tentei orientá-los. A proposta é torná-los mais independentes, críticos e trabalhar a questão da organização, trabalho em equipe, compromisso e uma boa apresentação; quando se gosta do assunto a ser tratado espera-se que o empenho e a desenvoltura sejam melhores.
ROTEIRO
TEMA: AMIZADE
-O QUE É? (ETIMOLOGIA DA PALAVRA AMIZADE) E QUAL A IMPORTÂNCIA DELA?
- QUE CARACTERÍSTICA TEM UM AMIGO?
- AMIZADE X FAMILIA.
- AS AMIZADES E SUA INFLUÊNCIA.
- A AMIZADE APOIA E REPREENDE (CRIE SITUAÇÕES PROBLEMAS E LANCE PARA A TURMA OPINAR)
- PODEM TRAZER MUSICAS PARA ENCERRAR O TRABALHO E FAZER UMA ANÁLISE JUNTO A TURMA OU SIMPLESMENTE CANTAR.
SUGESTÃO DE APRESENTAÇÃO:
SLIDES;
VIDEOS DO YOUTUBE;
ENQUETE SOBRE O TEMA DENTRO DA ESCOLA;
DEPOIMENTOS;
MÚSICA;(amigos para sempre....anjos de resgate/ canção da américa “amigo é coisa para se guardar-Milton Nascimento”)
HISTÓRIA PARA REFLEXÃO; EXEMPLO (ÁRVORES DOS MEUS AMIGOS)-exemplifica tipos de amigos.
DINÂMICA DO ABRAÇO.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
DOMÍNIO DE CONTEÚDO (2,0)
ORGANIZAÇÃO, POSTURA DO GRUPO E PARTICIPAÇÃO NA APRESENTAÇÃO (2,0)
INTERAÇÃO COM A TURMA (2,0)
CRIATIVIDADE NA APRESENTAÇÃO (2,0)
ENTREGA DE UMA REDAÇÃO SOBRE O TEMA ABORDADO PELO GRUPO (COM CABEÇALHO, NOME DOS ALUNOS E TEMA, “não é necessário capa”.- 25 LINHAS NO MÍNIMO E 40 NO MÁXIMO.) NÃO ACEITO CÓPIA DA INTERNET (SEJAM AUTÊNTICOS)(2,0)
ESTRUTURA DE UMA REDAÇÃO
Introdução: geralmente se inicia com uma definição, do que se trata o assunto.
Desenvolvimento: argumenta-se a importância do tema e levanta-se uma problemática ou uma crítica.
Conclusão: é o desfecho, retoma-se o início do texto, tenta responder a problemática e finaliza, geralmente com uma sugestão, alternativa de solução para o problema em questão.
Fonte da pesquisa (muito importante)
PARA A PRODUÇÃO DE SLIDES
1- Apresentação (Cabeçalho da escola, Disciplina, Tema do trabalho, Nome dos alunos, Ano escolar, Caicó-RN,2015)- Centralizado e um abaixo do outro com espaços adequados letra 32 a 44 (a mais visível possível).
2- Introdução
3- Desenvolvimento
4- Conclusão
5- Fonte da pesquisa (muito importante)
Obs: deve ser objetivo, escrever menos e comunicar mais; podem usar figuras também.
OBSERVAÇÃO: SERÁ OBSERVADA A ASSIDUIDADE (PRESENÇA E COMPROMISSO NO DIA DA APRESENTAÇÃO)
ROTEIRO
TEMA: LAZER COM ENFASE EM JOGOS ELETRÔNICOS.
- CONCEITO DE LAZER
- A IMPORTÂNCIA DO LAZER PARA NOSSA QUALIDADE DE VIDA
- O QUE SÃO OS JOGOS ELETRÔNICOS E OS CUIDADOS AO USÁ-LOS, COMO PODEM AFETAR NO COMPORTAMENTO DO JOVEM
- JOGOS ELETRÔNICOS COMO OPÇÃO DE LAZER E COMO OS GAMES PODEM CONTRIBUIR NA EDUCAÇÃO.
- SUGESTÃO DE VIDEO NO YOUTUBE: Alunos CBP em reportagem sobre criação de games educativos
- VOCÊ SABIA??? (FALAR OS DETALHES DOS JOGOS ELETRÔNICOS E SUAS POSSIBILIDADES DE DIVERTIMENTO)
- TERMINAR A APRESENTAÇÃO COM UMA MENSAGEM POSITIVA SOBRE O USO DESSAS TECNOLOGIAS MOSTRANDO QUE É POSSÍVEL CONCILIAR O ESTUDO DA ESCOLA COM O ENTRETENIMENTO.
SUGESTÃO DE APRESENTAÇÃO:
SLIDES;
VIDEOS DO YOUTUBE;
ENQUETE SOBRE O TEMA DENTRO DA ESCOLA;
DEPOIMENTOS (DE PAIS, ALUNOS, PROFESSORES SOBRE ESSE TEMA);SUGIRO QUE ENTREVISTEM O PRÓPRIO GRUPO; O PAI OU MÃE DE UM DE VOCÊS E O PROFESSOR DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA). PERGUNTA: COMO VOCÊ PERCEBE A INSERÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS NA VIDA DO ADOLESCENTE?(se positiva ou negativa, por quê?)
DINÂMICA PARA RETOMAR O ASSUNTO : PERGUNTAS E RESPOSTASPARA A TURMA COMO UM FEEDBACK POIS É IMPORTANTE OUVIR O QUE A TURMA APREENDEU SOBRE O TEMA.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
DOMÍNIO DE CONTEÚDO (2,0)
ORGANIZAÇÃO, POSTURA DO GRUPO E PARTICIPAÇÃO NA APRESENTAÇÃO (2,0)
INTERAÇÃO COM A TURMA (2,0)
CRIATIVIDADE NA APRESENTAÇÃO (2,0)
ENTREGA DE UMA REDAÇÃO SOBRE O TEMA ABORDADO PELO GRUPO (COM CABEÇALHO E TEMA- 25 LINHAS NO MÍNIMO E 40 NO MÁXIMO.) NÃO ACEITO CÓPIA DA INTERNET (SEJAM AUTÊNTICOS)(2,0)
ESTRUTURA DE UMA REDAÇÃO
Introdução: geralmente se inicia com uma definição, do que se trata o assunto.
Desenvolvimento: argumenta-se a importância do tema e levanta-se uma problemática ou uma crítica.
Conclusão: é o desfecho, retoma-se o início do texto, tenta responder a problemática e finaliza, geralmente com uma sugestão, alternativa de solução para o problema em questão.
Fonte da pesquisa (muito importante)
PARA A PRODUÇÃO DE SLIDES
1- Apresentação (Cabeçalho da escola, Disciplina, Tema do trabalho, Nome dos alunos, Ano escolar, Caicó-RN,2015)- Centralizado e um abaixo do outro com espaços adequados letra 32 a 44 (a mais visível possível).
2- Introdução 4- Desenvolvimento
3- Conclusão 5-Fonte da pesquisa (muito importante)
Obs: deve ser objetivo, escrever menos e comunicar mais; podem usar figuras também.
OBSERVAÇÃO: SERÁ OBSERVADA A ASSIDUIDADE (PRESENÇA E COMPROMISSO NO DIA DA APRESENTAÇÃO)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO
TEMA: REDES SOCIAIS
- CONCEITO DE REDES SOCIAIS
-REDES SOCIAS NA INTERNET: DIFERENTES USOS (COMUNICAÇÃO, ECONOMIA DE TEMPO,NEGÓCIOS...)
- FORMAS DE REDES SOCIAIS; (FACEBOOK, TWITTER, ETC)
-AS VANTAGENS E OS PERIGOS QUE AS REDES SOCIAIS PODEM OFERECER.(AUMENTA CICLO DE AMIGOS, RECUPERA AMIGOS ANTIGOS, ETC...PRIVACIDADE/GOLPES/BULLYING/REPUTAÇÃO)
SUGESTÃO DE APRESENTAÇÃO:
SLIDES;
VIDEOS DO YOUTUBE;
ENQUETE SOBRE O TEMA DENTRO DA ESCOLA;
DEPOIMENTOS (DE PAIS, ALUNOS, PROFESSORES SOBRE ESSE TEMA);SUGIRO QUE ENTREVISTEM O PRÓPRIO GRUPO; O PAI OU MÃE DE UM DE VOCÊS E QUALQUER PROFESSOR ). PERGUNTA: COMO VOCÊ PERCEBE A REPERCUSSÃO DAS REDES SOCIAIS NA VIDA DAS PESSOAS NA ATUALIDADE? (se positiva ou negativa, por quê?)
DINÂMICA PARA RETOMAR O ASSUNTO: PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA A TURMA COMO UM FEEDBACK POIS É IMPORTANTE OUVIR O QUE A TURMA APREENDEU SOBRE O TEMA.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
DOMÍNIO DE CONTEÚDO (2,0)
ORGANIZAÇÃO, POSTURA DO GRUPO E PARTICIPAÇÃO NA APRESENTAÇÃO (2,0)
INTERAÇÃO COM A TURMA (2,0)
CRIATIVIDADE NA APRESENTAÇÃO (2,0)
ENTREGA DE UMA REDAÇÃO SOBRE O TEMA ABORDADO PELO GRUPO (COM CABEÇALHO E TEMA- 25 LINHAS NO MÍNIMO 25 E 40 NO MÁXIMO.) NÃO ACEITO CÓPIA DA INTERNET (SEJAM AUTÊNTICOS)(2,0)
ESTRUTURA DE UMA REDAÇÃO
Introdução: geralmente se inicia com uma definição, do que se trata o assunto.
Desenvolvimento: argumenta-se a importância do tema e levanta-se uma problemática ou uma crítica.
Conclusão: é o desfecho, retoma-se o início do texto, tenta responder a problemática e finaliza, geralmente com uma sugestão, alternativa de solução para o problema em questão.
PARA A PRODUÇÃO DE SLIDES
1- Apresentação (Cabeçalho da escola, Disciplina, Tema do trabalho, Nome dos alunos, Ano escolar, Caicó-RN,2015)- Centralizado e um abaixo do outro com espaços adequados letra 32 a 44 (a mais visível possível).
2- Introdução
3- Desenvolvimento
4- Conclusão
5- Fonte da pesquisa (muito importante)
Obs: deve ser objetivo, escrever menos e comunicar mais; podem usar figuras também.
OBSERVAÇÃO: SERÁ OBSERVADA A ASSIDUIDADE (PRESENÇA E COMPROMISSO NO DIA DA APRESENTAÇÃO)
Obs: Pode usar como fonte http://www.nominuto.com/noticias/comunicacao/redes-sociais-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-elas/109349/
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO
TEMA: O PROBLEMA DA DROGA
O QUE SIGNIFICA DROGA?
QUAIS SÃO OS TIPOS DE DROGA EXISTENTES? E SEUS EFEITOS COLATERAIS?
QUAIS MOTIVOS LEVAM ADOLESCENTES A USAREM DROGAS?
QUAIS PREJUÍZOS SOCIAIS E PARA A SAÚDE FÍSICA E PSÍQUICA QUE AS DROGAS CAUSAM?
O QUE FAZER SE ESTIVER VICIADO? QUEM PROCURAR?
COMO INTERROMPER O VÍCIO?
SUGESTÃO DE APRESENTAÇÃO:
SLIDES;
VIDEOS DO YOUTUBE;
ENQUETE SOBRE O TEMA DENTRO DA ESCOLA;
DEPOIMENTOS (DE PAIS, ALUNOS, PROFESSORES SOBRE ESSE TEMA);SUGIRO QUE ENTREVISTEM O PRÓPRIO GRUPO; O PAI OU MÃE DE UM DE VOCÊS E QUALQUER PROFESSOR ). PERGUNTA: COMO VOCÊ PERCEBE A REPERCUSSÃO DO UDO DE DROGAS LÍCITAS OU ILÍCITAS PELOS JOVENS NA ATUALIDADE? (se positiva ou negativa, por quê?)
DINÂMICA PARA RETOMAR O ASSUNTO: PERGUNTAS E RESPOSTASPARA A TURMA COMO UM FEEDBACK POIS É IMPORTANTE OUVIR O QUE A TURMA APREENDEU SOBRE O TEMA.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
DOMÍNIO DE CONTEÚDO (2,0)
ORGANIZAÇÃO, POSTURA DO GRUPO E PARTICIPAÇÃO NA APRESENTAÇÃO (2,0)
INTERAÇÃO COM A TURMA (2,0)
CRIATIVIDADE NA APRESENTAÇÃO (2,0)
ENTREGA DE UMA REDAÇÃO SOBRE O TEMA ABORDADO PELO GRUPO (COM CABEÇALHO E TEMA- 25 LINHAS NO MÍNIMO 25 E 40 NO MÁXIMO.) NÃO ACEITO CÓPIA DA INTERNET (SEJAM AUTÊNTICOS)(2,0)
ESTRUTURA DE UMA REDAÇÃO
Introdução: geralmente se inicia com uma definição, do que se trata o assunto.
Desenvolvimento: argumenta-se a importância do tema e levanta-se uma problemática ou uma crítica.
Conclusão: é o desfecho, retoma-se o início do texto, tenta responder a problemática e finaliza, geralmente com uma sugestão, alternativa de solução para o problema em questão.
PARA A PRODUÇÃO DE SLIDES
1- Apresentação (Cabeçalho da escola, Disciplina, Tema do trabalho, Nome dos alunos, Ano escolar, Caicó-RN,2015)- Centralizado e um abaixo do outro com espaços adequados letra 32 a 44 (a mais visível possível).
2- Introdução
3- Desenvolvimento
4- Conclusão
5- Fonte da pesquisa (muito importante)
Obs: deve ser objetivo, escrever menos e comunicar mais; podem usar figuras também.
OBSERVAÇÃO: SERÁ OBSERVADA A ASSIDUIDADE (PRESENÇA E COMPROMISSO NO DIA DA APRESENTAÇÃO)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO
TEMA - COMO CUIDAR DA SAÚDE A PARTIR DA ALIMENTAÇÃO?
1- Conceito de saúde segundo a OMS;
2- Hábito alimentar e qualidade de vida; (Relação entre ambos)
3- Que alimentos mais prejudicam as pessoas e que doenças eles mais provocam? (a exemplo, sal, gorduras e açúcar em excesso- doenças principais hipertensão e diabetes- podem falar de fast food, trazer curiosidades sobre alimentos industrializados e enlatados...alergias....
4- Alimentos que melhoram a autoestima;
5- Como adquirir uma vida mais saudável (falar da prática esportiva);
6- Elabore uma tabela com as vitaminas e as funções (se puder entregue para a turma-tipo folder)
SUGESTÃO DE APRESENTAÇÃO:
SLIDES;
VIDEOS DO YOUTUBE;
ENQUETE SOBRE O TEMA DENTRO DA ESCOLA;
DEPOIMENTOS (DE PAIS, ALUNOS, PROFESSORES SOBRE ESSE TEMA);SUGIRO QUE ENTREVISTEM O PRÓPRIO GRUPO; O PAI OU MÃE DE UM DE VOCÊS E QUALQUER PROFESSOR ). PERGUNTA: COMO VOCÊ PERCEBE A REPERCUSSÃO DO USO DE COMIDAS RÁPIDAS ENTRE AS PESSOAS DEVIDO A CORRERIA DO DIA A DIA? (se positiva ou negativa, por quê?)
DINÂMICA PARA RETOMAR O ASSUNTO: PERGUNTAS E RESPOSTASPARA A TURMA COMO UM FEEDBACK POIS É IMPORTANTE OUVIR O QUE A TURMA APREENDEU SOBRE O TEMA. PODEM ILUSTRAR COM FRUTAS ENTRE OUTROS QUE SEJAM SAUDÁVEIS E SE QUISER LANCHAR COM A TURMA OU ENTRE O GRUPO NO INTERVALO (FAVOR PEDIR AUTORIZAÇÃO A COORDENAÇÃO).
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
DOMÍNIO DE CONTEÚDO (2,0)
ORGANIZAÇÃO, POSTURA DO GRUPO E PARTICIPAÇÃO NA APRESENTAÇÃO (2,0)
INTERAÇÃO COM A TURMA (2,0)
CRIATIVIDADE NA APRESENTAÇÃO (2,0)
ENTREGA DE UMA REDAÇÃO SOBRE O TEMA ABORDADO PELO GRUPO (COM CABEÇALHO E TEMA- 25 LINHAS NO MÍNIMO 25 E 40 NO MÁXIMO.) NÃO ACEITO CÓPIA DA INTERNET (SEJAM AUTÊNTICOS)(2,0)
ESTRUTURA DE UMA REDAÇÃO
Introdução: geralmente se inicia com uma definição, do que se trata o assunto.
Desenvolvimento: argumenta-se a importância do tema e levanta-se uma problemática ou uma crítica.
Conclusão: é o desfecho, retoma-se o início do texto, tenta responder a problemática e finaliza, geralmente com uma sugestão, alternativa de solução para o problema em questão.
PARA A PRODUÇÃO DE SLIDES
1- Apresentação (Cabeçalho da escola, Disciplina, Tema do trabalho, Nome dos alunos, Ano escolar, Caicó-RN,2015)- Centralizado e um abaixo do outro com espaços adequados letra 32 a 44 (a mais visível possível). 2.Introdução-3.Desenvolvimento 4- Conclusão 5.Fonte da pesquisa (muito importante)
Obs: deve ser objetivo, escrever menos e comunicar mais; podem usar figuras também.
OBSERVAÇÃO: SERÁ OBSERVADA A ASSIDUIDADE (PRESENÇA E COMPROMISSO NO DIA DA APRESENTAÇÃO)
Obs: pode usar na fonte, veja: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-cuidar-da-minha-alimentacao-diariamente-3794.html e http://www.sermelhor.com.br/saude/habito-alimentar-e-qualidade-de-vida.html.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO
TEMA - DIVERSIDADE
- CONCEITO: O QUE É DIVERSIDADE?
-EXPLICAR OS TIPOS DE DIVERSIDADE
o que é diversidade cultural brasileira (FALE DE PELO MENOS AQUELAS QUE VOCÊ COMPREENDER, PODE ILUSTRAR COM FIGURA OU INTERCALAR VIDEO)
- MOSTRAR A IMPORTANCIA DO RESPEITO A DIVERSIDADE E AS CONSEQUENCIAS DA AUSENCIA DESSA (TIPO EXCLUSAO SOCIAL, INTOLERÂNCIA,BULLYING, PRECONCEITO, ETC)
- RESPEITO ÀS DIFERENÇAS
SUGESTÃO DE APRESENTAÇÃO:
SLIDES;
VIDEOS DO YOUTUBE;
ENQUETE SOBRE O TEMA DENTRO DA ESCOLA;
DEPOIMENTOS (DE PAIS, ALUNOS, PROFESSORES SOBRE ESSE TEMA);SUGIRO QUE ENTREVISTEM O PRÓPRIO GRUPO; O PAI OU MÃE DE UM DE VOCÊS E QUALQUER PROFESSOR ). PERGUNTA: COMO VOCÊ ENTENDE A EXISTÊNCIA DAS RELAÇÕES HOMOAFETIVAS? OU A EXISTÊNCIA DE COTAS PARA NEGROS? (se positiva ou negativa, por quê?)
DINÂMICA PARA RETOMAR O ASSUNTO: PERGUNTAS E RESPOSTASPARA A TURMA COMO UM FEEDBACK POIS É IMPORTANTE OUVIR O QUE A TURMA APREENDEU SOBRE O TEMA. PODEM INTERAGIR COM A TURMA, RESSALTE O RESPEITO E O DIREITO DE OPINAR.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
DOMÍNIO DE CONTEÚDO (2,0)
ORGANIZAÇÃO, POSTURA DO GRUPO E PARTICIPAÇÃO NA APRESENTAÇÃO (2,0)
INTERAÇÃO COM A TURMA (2,0)
CRIATIVIDADE NA APRESENTAÇÃO (2,0)
ENTREGA DE UMA REDAÇÃO SOBRE O TEMA ABORDADO PELO GRUPO (COM CABEÇALHO E TEMA- 25 LINHAS NO MÍNIMO 25 E 40 NO MÁXIMO.) NÃO ACEITO CÓPIA DA INTERNET (SEJAM AUTÊNTICOS)(2,0)
ESTRUTURA DE UMA REDAÇÃO
Introdução: geralmente se inicia com uma definição, do que se trata o assunto.
Desenvolvimento: argumenta-se a importância do tema e levanta-se uma problemática ou uma crítica.
Conclusão: é o desfecho, retoma-se o início do texto, tenta responder a problemática e finaliza, geralmente com uma sugestão, alternativa de solução para o problema em questão.
PARA A PRODUÇÃO DE SLIDES
1- Apresentação (Cabeçalho da escola, Disciplina, Tema do trabalho, Nome dos alunos, Ano escolar, Caicó-RN,2015)- Centralizado e um abaixo do outro com espaços adequados letra 32 a 44 (a mais visível possível). 2.Introdução-3.Desenvolvimento 4- Conclusão 5.Fonte da pesquisa (muito importante)
Obs: deve ser objetivo, escrever menos e comunicar mais; podem usar figuras também.
OBSERVAÇÃO: SERÁ OBSERVADA A ASSIDUIDADE (PRESENÇA E COMPROMISSO NO DIA DA APRESENTAÇÃO)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO
TEMA: O ESPORTE A FAVOR DA NÃO VIOLÊNCIA, PRECONCEITO, RACISMO E INCLUSÃO SOCIAL.
-DEFINIÇÃO DE ESPORTE
-TIPOS DE ESPORTE
-EXEMPLOS CONCRETOS DA CONTRIBUIÇÃO DO ESPORTE PARA A SOCIEDADE EM GERAL NO QUE DIZ RESPEITO A:
1- NÃO AO RACISMO – mostrar legislação que pune essa prática.
2- NÃO AO PRECONCEITO
3- NÃO A VIOLÊNCIA
4- E SIM A INCLUSÃO SOCIAL
-HISTÓRIA DO VASCO DA GAMA NESSA LUTA/CASOS REAIS/VIDEOS/DISCUSSÃO
SUGESTÃO DE APRESENTAÇÃO:
SLIDES;
VIDEOS DO YOUTUBE;
ENQUETE SOBRE O TEMA DENTRO DA ESCOLA;
DEPOIMENTOS (DE PAIS, ALUNOS, PROFESSORES SOBRE ESSE TEMA);SUGIRO QUE ENTREVISTEM O PRÓPRIO GRUPO; O PAI OU MÃE DE UM DE VOCÊS E QUALQUER PROFESSOR ). PERGUNTA: VOCÊ LEMBRA ALGUM FATO NO FUTEBOL QUE MARCOU O BRASIL E O MUNDO, A RESPEITO DA NÃO ACEITAÇÃO DE CERTO JOGADOR ? QUAL? O QUE VOCÊ ACHOU DISSO?
DINÂMICA PARA RETOMAR O ASSUNTO: PERGUNTAS E RESPOSTASPARA A TURMA COMO UM FEEDBACK POIS É IMPORTANTE OUVIR O QUE A TURMA APREENDEU SOBRE O TEMA. PODEM INTERAGIR COM A TURMA, RESSALTE O RESPEITO AS DIFERENÇAS.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
DOMÍNIO DE CONTEÚDO (2,0)
ORGANIZAÇÃO, POSTURA DO GRUPO E PARTICIPAÇÃO NA APRESENTAÇÃO (2,0)
INTERAÇÃO COM A TURMA (2,0)
CRIATIVIDADE NA APRESENTAÇÃO (2,0)
ENTREGA DE UMA REDAÇÃO SOBRE O TEMA ABORDADO PELO GRUPO (COM CABEÇALHO E TEMA- 25 LINHAS NO MÍNIMO 25 E 40 NO MÁXIMO.) NÃO ACEITO CÓPIA DA INTERNET (SEJAM AUTÊNTICOS)(2,0)
ESTRUTURA DE UMA REDAÇÃO
Introdução: geralmente se inicia com uma definição, do que se trata o assunto.
Desenvolvimento: argumenta-se a importância do tema e levanta-se uma problemática ou uma crítica.
Conclusão: é o desfecho, retoma-se o início do texto, tenta responder a problemática e finaliza, geralmente com uma sugestão, alternativa de solução para o problema em questão.
PARA A PRODUÇÃO DE SLIDES
1- Apresentação (Cabeçalho da escola, Disciplina, Tema do trabalho, Nome dos alunos, Ano escolar, Caicó-RN,2015)- Centralizado e um abaixo do outro com espaços adequados letra 32 a 44 (a mais visível possível). 2.Introdução-3.Desenvolvimento 4- Conclusão 5.Fonte da pesquisa (muito importante)
Obs: deve ser objetivo, escrever menos e comunicar mais; podem usar figuras também.
OBSERVAÇÃO: SERÁ OBSERVADA A ASSIDUIDADE (PRESENÇA E COMPROMISSO NO DIA DA APRESENTAÇÃO)
ROTEIRO
TEMA: COMO CONVIVER COM O PROBLEMA DA SECA.
DEFINIÇÃO DO ELEMENTO H2O (IMPORTANCIA PARA A VIDA NA TERRA-SERES VIVOS)
EM QUE PRÁTICAS A ÁGUA É IMPRESCINDIVEL (ATIVIDADES DE HIGIENE, SOBREVIVÊNCIA, COMERCIAL)
COMO EVITAR O DISPERDÍCIO DE AULA E NÃO POLUIR OS LENÇÓIS FREÁTICOS
SUGESTÃO DE APRESENTAÇÃO:
SLIDES;
VIDEOS DO YOUTUBE; EXEMPLO (CARTA ESCRITA NO ANO 2070)
ENQUETE SOBRE O TEMA DENTRO DA ESCOLA;
DEPOIMENTOS (DE PAIS, ALUNOS, PROFESSORES SOBRE ESSE TEMA);SUGIRO QUE ENTREVISTEM O PRÓPRIO GRUPO; O PAI OU MÃE DE UM DE VOCÊS E QUALQUER PROFESSOR ). PERGUNTA: VOCÊ TEM ECONOMIZADO ÁGUA?O QUE TEM FEITO? OU JÁ IMAGINOU O PAÍS SEM ÁGUA? O QUE ACHA QUE ACONTECERIA?
DINÂMICA PARA RETOMAR O ASSUNTO: PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA A TURMA COMO UM FEEDBACK POIS É IMPORTANTE OUVIR O QUE A TURMA APREENDEU SOBRE O TEMA. PODEM INTERAGIR COM A TURMA, RESSALTE QUE A RESPONSABILIDADE É DE TODOS.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
DOMÍNIO DE CONTEÚDO (2,0)
ORGANIZAÇÃO, POSTURA DO GRUPO E PARTICIPAÇÃO NA APRESENTAÇÃO (2,0)
INTERAÇÃO COM A TURMA (2,0)
CRIATIVIDADE NA APRESENTAÇÃO (2,0)
ENTREGA DE UMA REDAÇÃO SOBRE O TEMA ABORDADO PELO GRUPO (COM CABEÇALHO E TEMA- 25 LINHAS NO MÍNIMO 25 E 40 NO MÁXIMO.) NÃO ACEITO CÓPIA DA INTERNET (SEJAM AUTÊNTICOS)(2,0)
ESTRUTURA DE UMA REDAÇÃO
Introdução: geralmente se inicia com uma definição, do que se trata o assunto.
Desenvolvimento: argumenta-se a importância do tema e levanta-se uma problemática ou uma crítica.
Conclusão: é o desfecho, retoma-se o início do texto, tenta responder a problemática e finaliza, geralmente com uma sugestão, alternativa de solução para o problema em questão.
PARA A PRODUÇÃO DE SLIDES
2- Apresentação (Cabeçalho da escola, Disciplina, Tema do trabalho, Nome dos alunos, Ano escolar, Caicó-RN,2015)- Centralizado e um abaixo do outro com espaços adequados letra 32 a 44 (a mais visível possível). 2.Introdução-3.Desenvolvimento 4- Conclusão 5.Fonte da pesquisa (muito importante)
Obs: deve ser objetivo, escrever menos e comunicar mais; podem usar figuras também.
OBSERVAÇÃO: SERÁ OBSERVADA A ASSIDUIDADE (PRESENÇA E COMPROMISSO NO DIA DA APRESENTAÇÃO)
PODE USAR A FONTE http://www.brasilescola.com/geografia/agua.htm
Organize a apresentação, uma aula para cada grupo expor seu trabalho!!!Boas aulas!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário