segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Primeiro Bimestre: Primeiro contato...

Primeiro Bimestre: Primeiro contato...

É importante se apresentar, dar as boas vindas aos alunos e os parabéns, tanto para os novatos e iniciantes de tal ano escolar, como para os veteranos e, inclusive, para os que repetem pois já são vitoriosos em não desistir.
É importante ressaltar que a escola tem regras e destacar qual é o papel do aluno para que eles desenvolvam senso de responsabilidade.

Mostre o que é a disciplina de Ensino Religioso, qual sua conotação hoje e a de tempos mais remotos, isto é, tranquilize seus alunos de que você não vai doutrinar ninguém, e sim passar um pouco de conhecimento sobre as religiões e temas pertinentes a vida cotidiana, que são os temas transversais, fale sobre sua metodologia e como pretende o feedback (avaliá-los).

Sonde o que eles entendem por religião;
Escreva no quadro a palavra religião e pergunte-os o que vem  a memória ao ouvir esse nome...depois de colhidas as palavras, tais como: Deus, missa, casamento, Bíblia, cristianismo, oração, igreja, entre outros. Você pode explorar a palavra religare, etmologia da palavra religião, o porquê de existir as religiões e alguns conceitos elementares como distinguir religiões monoteístas e religiões politeístas; doutrinas, rituais,livros sagrados, etc...

Crie junto a turma um conceito para religião.

Uma dinâmica interessante é a entrevista, pois facilita um melhor convívio entre os alunos, eles passam a se respeitar mais, julgar menos e por afinidade formar grupos quer seja para trabalhos escolares quer seja para uma amizade para além dos muros da escola.

Forme pares e peça que um entreviste o outro, como sugestão, temos:

-Nome;
-Preferências Musicais;
-Sonho;
-Passa tempo;
- O que não gostaria que o façam;
-O que mais admira em suas amizades;
-Quais seus planos para 2014;
-O que gostaria de estudar em Ensino Religioso;
-Deixe uma frase de otimismo ou de reflexão para a turma.

Caso não queira fazer dinâmica sugiro que leve uma reflexão.Como: "Aprender a aprender ou a desaprender o que é mais difícil?" ou ainda "No primeiro dia de aula", veja no google.


Para casa você pode passar uma atividade a qual lhe possibilite conhecê-los um pouco mais, até para entender certos comportamentos e ajudá-los junto a equipe pedagógica da escola, quando necessário.

Exemplo: represente através de desenhos, redação, poesia ou o que achar conveniente, os sentimentos que você mais experimenta em seu dia-a-dia. Destaque e assine. (Deixe-os seguros de que é um segredo entre vocês e que não haverá constrangimento algum.)

Para as aulas futuras sugiro que escreva no quadro os conceitos básicos que serão estudados na disciplina, como: religião; doutrinas; rituais; símbolos; cultura; como podemos chamar Deus (transcendente, ser divino, sobrenatural, supremo), entre outros e crie um exercício para que eles respondam a seu modo de pensar.

Um abraço e boas aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário