segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

BULLYING E ADOLESCÊNCIA

Tema: Bullying



Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. Essa violência pode acontecer na escola, na vizinhança e no trabalho com pessoas de várias idades.
            As vítimas desse tipo de violência geralmente são pessoas calmas, educadas e tímidas, enquanto os agressores são metidos a arrogantes, autossuficientes e querem aparecer a todo custo. Veja o que é considerado Bullying  pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia): colocar apelidos; ofender; zoar; sacanear; humilhar; fazer sofrer; discriminar; aterrorizar; agredir; roubar; quebrar pertences; isolar; excluir; ignorar; intimidar; perseguir...
             Existe vária formas de bullying, internet e celular, por exemplo, viram armas entre adolescentes, escondidos no anonimato, onde passam mensagens ofensivas, expõe fotos constrangedoras, publicam fofocas descabidas, etc, a esse tipo de invasão chamamos de “ciberbullying”.
            O importante para se proteger das praticas de bullying é não revidar e contar para alguém de sua confiança, a conversa é sempre a melhor saída. Bullying não é nada divertido. Crianças e adolescentes, vítimas de bullying podem carregar o trauma pela vida toda, sequelas como dificuldades de tomar a iniciativa ou de se expressar podem atrapalhar os relacionamentos pessoais e até profissionais.
Em resumo, Bullying é crime e fere os princípios constitucionais, como: respeito à dignidade da pessoa humana; se você é testemunha, denuncie, não seja conivente com essa prática e nem dê “pilha ao palhaço”.
Texto adaptado.

1-    O que você entende por Bullying?
2-    Quais as características de quem sofre de Bullying?
3-    Como é o perfil do agressor?
4-    Por que a internet é uma ferramenta que auxilia o praticante de bullying?
5-    O bullying é um fenômeno que ocorre exclusivamente entre estudantes de certa idade? Justifique.
6-    Explique a frase, dentro do contexto Bullying, “Só tem palhaço porque tem gente que dá risada”.
7-    Que estratégia você sugere para neutralizar os agentes do Bullying?
8-    Você já foi vítima ou testemunha de algum tipo de bullying? Como aconteceu e o que você fez?

Tema: Adolescência


A adolescência é uma extraordinária etapa na vida de todas as pessoas. É nela que a pessoa descobre a sua identidade e define a sua personalidade. Nesse processo, manifesta-se uma crise, na qual se reformulam os valores adquiridos na infância e se assimilam numa nova estrutura mais madura, o que não significa deixar de precisar da atenção e orientação dos pais. A adolescência é este período no qual uma criança se transforma em adulto. Não se trata apenas de uma mudança na altura e no peso, nas capacidades mentais e na força física, mas, também, de uma grande mudança na forma de ser, de uma evolução da personalidade. Boa parte dos jovens insiste em não crescer, parecem tão comprometidos com algumas coisas,tais como: namoro, facebook,festas, etc, mas, negligentes com outras,como: familia e educação. Os jovens revelam muitos direitos e poucos deveres, precisam de limites. Poucos valorizam os estudos e poucos pensam no seu futuro afetivo e profissional.
Texto adaptado.
1-    Responda de acordo com o texto e com suas experiências de vida.
a)    O que você acha que marca a passagem da infância para a adolescência?
b)    Por que será que cresce assustadoramente a marginalização entre os jovens?
c)    “Os jovens revelam muitos direitos e poucos deveres, precisam de limites”.Como jovem como você percebe em que áreas deveriam ser impostos esses limites?
d)    Explique com suas palavras a frase: “O futuro é um palco com a cortina fechada”.
e)    Cite alguns comportamentos típicos da fase da adolescência.
f)     Para você o que é namoro?
g)    Diante das transformações da sociedade, sobretudo, com a era da tecnologia, mídia e consumo, percebemos crianças queimando etapas e adultos querendo congelar o tempo. Como você exemplifica ou explica essas afirmação?
h)      Adolescente está sempre antenado com o mundo virtual e você como tal, como se sente usando redes sociais? Não sente falta do encontro presencial? Diga que vantagens e desvantagens você percebe na utilização delas.

2-      Sobre o vídeo Educação para a Sexualidade, responda:

a)      Você considera, importante trabalhar esse tema na escola? Por que?
b)      Você sabe que meio contraceptivo evita gravidez indesejada e Dsts?
c)      Você sabe a partir de que momento a menina e o menino estão se preparando fisicamente para a concepção de uma criança?
d)     Como você avalia a gravidez na adolescência?
e)    O que mais lhe chamou a atenção no vídeo?
f)     O que é necessário para haver durabilidade em um relacionamento a dois?
g)    Dúvida, medo e vergonha, nos faz calar ou tomar atitudes erradas, a quem você aconselha pedir ajuda?
h)    O que você entende por sexualidade?
 I) Para fazer sexo existe idade adequada? Como você pensa sobre isso? O que é necessário saber antes dessa prática?


OBS: “A sexualidade não é sinônimo de conjunção carnal, é muito mais do que isso, é a forma como as pessoas veem a outra, pensam, sentem, agem  e interagem entre si em busca de amor e afeto, está também relacionada com a saúde física e mental.”

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